É um grande desafio manter a rotina de uma equipe comercial, já que há diversas tarefas e muitos acontecimentos inesperados que podem causar estresse e sobrecarga. E é por isso que precisa ter um processo de vendas definido.
Dessa forma, os vendedores conseguem focar realmente no que importa, conquistando a confiança do cliente e finalizando a venda da melhor forma.
Por que ter um processo de vendas?
O processo de vendas, nada mais é que um passo a passo, com diversas estratégias, que poderão ajudar no desempenho da equipe comercial.
Esse tipo de documento conta com as tarefas que devem ser realizadas para atingir determinado objetivo. É como um guia para conduzir o que devem fazer.
Passo a passo para ser mais eficiente nas vendas
Com esse “guia” de vendas em mãos, fica mais fácil que o processo comercial seja mais otimizado, porque além de definir as tarefas para os responsáveis, ele estabelece uma rotina a ser seguida.
1. Gerencie bem a sua equipe
Garanta que sua equipe comercial esteja bem gerenciada. Você como gestor de vendas, deve aplicar as estratégias corretas para garantir que todo o processo seja cumprido com excelência.
Além disso, é muito importante que o gestor esteja presente no dia a dia, garantindo que todos estejam motivados e que todos os protocolos sejam colocados em prática.
2. Monte uma estratégia de vendas
Ter uma estratégia de vendas – que seja realista e aplicável – estruturada serve para que você consiga estabelecer e ditar cada uma das etapas a serem seguidas para garantir a fidelização do cliente, ou seja, é o guia para sua equipe de vendas.
3. Defina suas metas
Defina quais metas deseja alcançar com sua equipe, ou seja, os resultados que espera atingir após colocar as estratégias em ação. É importante que essas metas sejam realistas e alcançáveis.
Se você não define quais metas quer atingir, sua equipe fique sem saber qual direção seguir, por não ter clareza do que fazer e onde precisa chegar. Consequentemente, haverá uma desmotivação dos colaboradores.
4. Faça uma previsão das suas vendas
Além de se importar com o presente e nas vendas que pode fazer agora, é super importante fazer uma previsão das vendas futuras, pois isso serve para acompanhar a eficiência das ações propostas, aumentar a motivação e se necessário, alterar o planejamento.
Portanto, você pode montar um pipeline de vendas, que basicamente é um mapa que mostra todas as etapas da jornada do cliente, da prospecção até a conclusão do processo.
5. Invista na qualificação da sua equipe
Sua equipe precisa estar apta para executar as ações necessárias, sendo assim, investir em treinamentos e qualificação é essencial para que seu time seja mais eficiente em vendas.
6. Monitore seus resultados
Acompanhe seus resultados alcançados, se as metas foram cumpridas, superadas ou não. Por tanto, analise os indicadores certos e saiba quais dados levar em consideração para descobrir a eficiência da equipe comercial.
Como melhorar a estratégia de vendas da sua equipe?
Além de seguir esses passos de venda, outra forma é investir em um bom software de gestão e vendas, como o Thunder.
Essa é uma ferramenta que foi desenvolvida para acabar com a ineficiência, demora e dificuldade de gestão. Facilita e gerencia dados administrativos e fiscais, tornando sua empresa ágil e responsiva.
Solicite uma demonstração gratuita clicando aqui!