Há um mito de que treinar os funcionários não vale a pena, e por isso acabam realizando apenas um treinamento no local de trabalho e disponibilizam manuais desatualizados para ensinar seus funcionários a fazerem seus trabalhos.
Porém, isso só vai atrasar o trabalho dos funcionários e eles não irão conseguir atingir o resultado esperado pelo gestor, por falta de conhecimento adequado.
Por que investir em treinamentos?
Investir em treinamento para os funcionários significa que eles estarão em constante aprendizado e refinando cada vez mais suas habilidades, e consequentemente irão aumentar a produtividade, reduzir erros, aumentar a confiança e criar um ambiente de trabalho melhor.
Dentro desses treinamentos, é muito importante que se invista em um treinamento voltado para o sistema implantado na empresa, para os funcionários consigam usar o sistemas com maestria, extraindo 100% da performance do sistema que está sendo utilizado. Isso irá melhorar todos os pontos citados acima, e além disso, irá melhorar ainda mais os resultados, o gestor conseguirá tomar decisões de forma mais assertiva e estratégica e fazendo com que a empresa se mantenha em constante evolução.
10 motivos para treinar seu funcionário
1. Funcionários não treinados = Funcionários insatisfeitos
Quando o funcionário não se sente qualificado para executar as tarefas que lhe foram delegadas, e não tem um suporte que possa auxiliá-lo, o resultado que se tem é a insatisfação e a falta de motivação.
Com isso, o funcionário acaba não atingindo os resultados, comete erros e não se preocupam com seu próprio desempenho profissional.
Lembre-se: Funcionários insatisfeitos custam às empresas tempo e dinheiro.
2. O treinamento aborda os pontos fracos
Todas as pessoas têm pontos fracos em suas habilidades no local de trabalho e através do treinamento é possível identificar e fortalecer o que precisa ser melhorado.
Por meio dos treinamentos, é possível alinhar o nível de conhecimentos dos colaboradores e além disso, expõe os pontos fracos da empresa, aquilo que precisa ser melhorado e vale o investimento em terceiros.
Oferecer um treinamento permite ter um equipe coesa na qual as pessoas podem assumir umas pelas outras quando necessário, sem ajuda e supervisão constante dos gerentes.
3. Aumento de produtividade
Quando o funcionário é bem treinado, se tem um aumento na produtividade, pois ele sabe exatamente o que precisa saber, não se sente perdido ao executar suas demandas e muito menos para usar as ferramentas disponíveis, como o sistema de gestão, por exemplo.
O aumento da eficiência dos procedimentos garante a qualidade do trabalho, a competência e a confiança dos funcionários, o que melhora os negócios e os lucros.
4. O treinamento cria consistência
Quando a empresa investe em treinamentos de qualidade, ela garante que os funcionários sejam consistentes com as políticas da empresa e que todos estejam cientes das expectativas e processos no ambiente de trabalho.
Essa responsabilidade traz o sentimento de justiça no ambiente de trabalho e com isso o desempenho dos funcionários aumentará quando as políticas forem respeitadas.
5. A falta de treinamento torna funcionários ineficiente
Se o funcionário não é devidamente treinado para executar suas tarefas e responsabilidades, acabam demorando mais na execução, impactando nos prazos, e já diz o ditado popular “tempo é dinheiro”.
Todos os colaboradores devem ser bem treinados, deve haver um alinhamento do nível de conhecimento para evitar impactos negativos na empresa.
6. Tempo e dinheiro perdido
Como foi dito anteriormente, a falta de treinamento impacta diretamente no tempo da empresa, pois se houver qualquer erro, o funcionário terá retrabalho e isso vai impactar financeiramente também, tendo que reimprimir documentos, por exemplo.
Invista em treinamentos de qualidade e evite que o tempo e o dinheiro da sua empresa sejam impactados pelos erros dos funcionários,
7. Menor risco de violações legais e regulamentares
Todos os negócios estão sujeitos a requisitos legais e regulamentares. A violação dessas leis ou regulamentos pode custar muito tempo e dinheiro às empresas e, em casos extremos, forçá-las a fechar.
As empresas que treinam seus funcionários em conformidade legal e regulatória têm muito menos probabilidade de infringir a lei e, portanto, muito menos probabilidade de sofrer o impacto financeiro negativo de violações desnecessárias.
8. Diminuição da rotatividade de funcionários
Ao disponibilizar treinamentos para os funcionários, eles se sentem valorizados e veem isso como um benefício adicional da empresa, pois percebem que a empresa está investindo neles e a probabilidade dele procurar outra empresa para trabalhar, é bem menor e isso reduz os custos de recrutamento.
9. O treinamento ineficiente pode resultar em perda de clientes
Funcionários sem treinamento podem causar muitos dos erros listados acima, e esses erros e ineficiências podem fazer com que sua empresa perca clientes. Esse é o pior cenário possível, mas pode acontecer.
10. Melhora na reputação da empresa
Oferecer treinamentos fortes e bem-sucedidos ajuda a desenvolver sua marca como empregador, tornando sua empresa um alvo para os melhores talentos que buscam oportunidades de usar suas habilidades e aprender novas.
O treinamento e o desenvolvimento contínuo de funcionários satisfeitos e inspirados geram criatividade e novas ideias que podem levar seu negócio a um novo patamar.
Afinal, vale a pena mesmo?
Investir em treinamento de funcionários pode parecer algo que vai apenas lhe custar dinheiro e perder tempo.
No entanto, os custos adicionais de ter uma equipe mal treinada mostra a importância de investir em um treinamento bem elaborado, eficiente e atualizado para seus colaboradores.
O desenvolvimento e implementação de um treinamento contínuo, eficaz e inspirador aumentará a satisfação, a produção, o desempenho de seus funcionários e, em última instância, os lucros de sua empresa.
Por isso, a BR Sistemas está desenvolvendo uma plataforma de treinamento exclusivo para clientes, que tem como objetivos ensinar tudo sobre nossos sistemas e como usá-los da melhor forma possível, extraindo 100% da sua performance e ajudando ainda mais na entrega de melhores relatórios, decisões e resultados para a empresa.
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