O objetivo de todas as empresas é vender, e nós sabemos que não é uma tarefa fácil, e por isso é necessário aplicar técnicas de vendas para atingir esse objetivo.As técnicas de vendas podem ser aplicadas em diversos momentos da venda, já que elas são utilizadas pelos vendedores para criar receita e ajudar a vender com mais eficácia.
Existem diversos tipos de técnicas de vendas, para serem usadas nas seguintes etapas:
- Antes do primeiro contato
- Primeiro contato
- Durante os encontros
- Depois de enviar uma oferta
Você não precisa se prender em apenas uma técnica de venda, visto que é possível experimentar diversas durante o processo de vendas, e até mesmo aplicar várias delas ao mesmo tempo.
Separamos 9 técnicas que você pode aplicar no seu processo de vendas:
Etapa: Antes do primeiro contato
- Marketing
Juntar as vendas com o marketing é uma ótima estratégia, pois ambas as equipes tem o mesmo objetivo: Vender!
Porém essas equipes costumam trabalhar separadamente, o que é um grande erro.
Quando esses dois times trabalham em conjunto é possível que os leads se tornem cada vez mais qualificados e a prospecção seja mais rápida, o que propicia um maior número de oportunidades, e potencializa as chances das técnicas de vendas se tornarem eficazes.
Etapa: Primeiro contato
- Tom sério e formal
A maioria das vezes o cliente não conhece muito sobre a empresa quando o vender liga para ter o primeiro contato e por isso é importante que se tenha atenção com o tom de voz que será usado, para que não afaste o cliente.
Ter um tom de voz adequado pode atrair o cliente, então ser direto, amigável e gentil chamam bem mais a atenção do que um tom de voz tenso e desanimado.
Além disso, perguntar o nome do cliente, e tentar manter uma conversa formal passa confiança e credibilidade.
- Faça com que os clientes perguntem
O principal objetivo de um vendedor durante a conversa com o cliente, deve ser o de gerar interesse e por esse motivo é importante falar as informações certas para que eles fiquem curiosos e façam perguntas.
- Cause a melhor primeira impressão
Além dos pontos que já abordamos, é necessário reforçar que os primeiros momentos são fundamentais para causar uma boa primeira impressão.
Por tanto, durante o primeiro encontro com seu lead, você deve se atentar em seguir as seguintes ações:
- Sorrir sinceramente
- Olhar nos olhos dele durante toda a conversar
- Se mostre feliz em ver o cliente
- Faça o cliente dizer SIM várias vezes
Quanto mais o cliente dizer sim para você, mais propenso a comprar ela estará. Além disso, se ele se sente confortável em dizer sim uma vez, futuramente se sentirá mais confiante e menos resistente em responder novamente.E para isso é interessante pensar em perguntas que sempre vão resultar em respostas positivas. Como, por exemplo:
- então você é o responsável por esse setor?
- você está com essa dor?
- está interessado em nossa solução?
- gostaria de saber mais sobre a solução?
Etapa: Durante os encontros
- Resuma em menos de 1 minuto quem você é o que você faz
Nem sempre o cliente tempo ou quer ouvir por muito sobre sua empresa e quais soluções ela entrega. Por isso, para se conectar com o cliente e fazer com que ele fale mais é resumir ao máximo a apresentação inicial.
Resuma seu pitch de vendas de forma que ele seja claro e objetivo, além disso ele precisa ser atraente para que o cliente se interesse e preste atenção.
- Faça perguntas depois de se apresentar
É importante mostrar que o cliente é quem está no controle, e para isso ele precisa estar falando na maior parte do tempo.
No começo pode haver alguma resistência, e para quebrar essa resistência você pode fazer as seguintes perguntas:
- o que você deseja ao adquirir nossa solução?
- quais são suas maiores dificuldades?
- já teve alguma experiência com soluções similares?
- Acompanhe o pensamento do cliente
Algo muito interessante de se fazer para atrair a atenção do cliente, é usar afirmações que confirmem o que ele acabou de dizer.
Etapa: Depois de enviar uma oferta
- Gerencie sua atitude em relação às objeções
Essa é a oportunidade perfeita para esclarecer dúvidas e não deixar nenhuma brecha.Quando o cliente perceber que a objeção dele foi bem recebida, ele pode passar a repensar na escolha que ele fez, e até mesmo reconsiderar a empresa/solução num futuro próximo.
O segredo para que suas técnicas de vendas sejam infalíveis
Para que essas técnicas funcionem, em primeiro lugar precisa ficar muito atento nos sinais que o cliente te passa diariamente, em cada palavra que ele diz existe um argumento propício para ser utilizado.
Seja paciente e tente sanar todas as dúvidas que ele possa ter e, o mais importante, estude a fundo seu público-alvo e persona, eles te darão munição para prosseguir e obter sucesso.
Uma ferramenta que pode te ajudar a entender mais sobre seus clientes e como eles se comportam durante as etapas da venda é o seu processo de CRM.
E a BR Sistemas conta com o Thunder.
Onde você pode realizar a inserção de informações e acompanhar e entender o processo de compra do seu cliente.
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