Você sabia que o B2B vem crescendo cada vez mais, e em 2019 o segmento B2B movimentou um valor estimado de R$2,4 trilhões no Brasil, segundo o Mercado & Consumo e o índice Business-to-business Online medido pela E-Consulting.
De acordo com estimativas internas da companhia, cerca de 2,5% das transações B2B ocorrem via e-commerce, portanto estima-se que o mercado B2B Online no Brasil corresponde atualmente a R$61 bilhões.
Com esses dados, podemos analisar o quanto o B2B vem crescendo e como isso pode mudar a realidade de muitas empresas hoje em dia.
E isso poderia também ter mudado a realidade da Kodak, impedindo que chegasse ao ponto de falir.
O que aconteceu com a Kodak?
A empresa foi criada em 1880, nos Estados Unidos, pelo George Eastman, que criou o papel fotográfico e foi aprimorando durante os anos, até que em 1888, a Kodak lançou o primeiro rolo de filme comercial e a primeira câmera fotográfica, que foi um sucesso absoluto.
A Kodak foi marcada por suas inovações e produtos de sucesso, na década de 70 atingiu seu ápice, tendo 90% do mercado de filmes e 85% de câmeras fotográficas nos Estados Unidos e uma forte presença no mundo.
Em 1975 o engenheiro Steve Sasson criou o que seria a primeira câmera digital. Mas o que seria uma grande invenção da empresa, também foi uma grande ameaça a maior fonte de renda da empresa, o filme fotográfico.
A partir dos anos 90 a Kodak entrou em um declínio progressivo, e em 2012 entrou com pedido de falência. Seus principais produtos, que eram os filmes e revelações de fotos, perderam mercado para as fotos e máquinas digitais, porém este não foi o principal motivo de sua falência.
A falência da Kodak foi consequência de previsão incorreta
Por quase um século a Kodak praticamente dominou o mercado de fotografia, era uma empresa com grande presença mundial e sua falência aconteceu no momento em que seu mercado só crescia. Mas por que isso aconteceu? O que a Kodak fez de errado?
A empresa simplesmente não soube olhar além, não soube aproveitar as oportunidades do mercado que estava em crescimento e se deixou levar por aquilo que estava ameaçando sua principal receita. E a Kodak sabia que isso era um caminho sem volta e que também era uma oportunidade de explorar este novo produto.
Mas devido ao alto custo para fabricar uma câmera digital e péssima qualidade da foto, fez com que ela continuasse focada no mercado tradicional de fotos, pois achava que a tecnologia de fotos demoraria anos para se tornar algo acessível.
E foi nesse exato ponto que a Kodak errou, não entendendo a velocidade de avanço tecnológico e deixando de lado a evolução que estava ali na frente e que poderia a tornar uma empresa ainda maior do que já era.
A Kodak e seus líderes não foram capazes de compreender que a foto digital não seria apenas mais um produto, mas sim uma grande mudança no mercado fotográfico que estava sendo digitalizado pela tecnologia e que o mercado tradicional seria praticamente destruído pelo modelo digital.
A empresa demorou a perceber todo o avanço que estava acontecendo e quando percebeu já era tarde demais, por isso, podemos tirar de lição que é importante estar atento ao mercado e toda evolução tecnológica que acontece.
Se a Kodak tivesse se atentado à evolução e tivesse aproveitado a grande oportunidade que estava escancarada em sua frente, com certeza ela seria uma empresa gigantesca até hoje.
E por isso, você como gestor deve estar atento a tudo que acontece ao seu redor, as novas tecnologias e ferramentas que vem surgindo e dando oportunidades de fazer com que você aumente suas vendas cada vez mais, permitindo que você fature 24h por dia e 365 dias por semana.
Você quer seguir o mesmo caminho da Kodak ou deseja crescer e transformar os desafios em oportunidades?
Por que nós aqui da BR Sistemas temos uma grande oportunidade para te fazer vender todos os dias? Quer saber mais, leia a seguir.
B2B – A oportunidade que vai ter fazer para de deixar dinheiro na mesa
Você sabia que em 2019 o segmento B2B movimentou um valor estimado de R$2,4 trilhões no Brasil, segundo o Mercado & Consumo e o índice Business-to-business Online medido pela E-Consulting?
De acordo com estimativas internas da companhia, cerca de 2,5% das transações B2B ocorrem via e-commerce, portanto estima-se que o mercado B2B Online no Brasil corresponde atualmente a R$61 bilhões.
Por isso, se hoje você não tem uma plataforma de B2B, você está deixando dinheiro na mesa.
Hoje, empresas estão investindo cada vez mais em plataformas online, e se sua empresa não está na internet pode ter certeza que seu concorrente está, e ele está entregando para seus clientes o mesmo produto que o seu, e mordendo uma fatia de um mercado bilionário.
Que tal você morder uma fatia desse mercado e alavancar seus ganhos mensais e bater as metas?
O que é o B2B – Loja Virtual?
Esse é um modelo de negócio digital que conecta compradores e distribuidores por meio de uma plataforma virtual única.
Ou seja, trata-se de um ambiente online onde indústrias e distribuidores podem vender seus produtos, oferecendo uma ampla variedade de opções para os clientes.
Por que contratar essa modalidade de vendas?
1 – Popularidade
Aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a sua marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
2 – Maior retenção
Clientes acabam passando mais tempo na plataforma e voltam com maior frequência devido a grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente.
3 – Um canal adicional para vender seus produtos
Aumenta o raio de alcance dos clientes, aumentando sua carteira e reduzindo custos com sua equipe de vendas. Hoje uma plataforma de B2B pode aumentar de 10% a 50% do seu faturamento.
Essa é uma das modalidades de venda preferidas das empresas, e de acordo com a empresa francesa Mirakl, 86% dos brasileiros identificam os marketplaces como a forma mais satisfatória de realizar compras online.
Agora que você entendeu o que é B2B, que tal fazer negócios em uma comunidade que movimenta bilhões de R$ por ano? Que tal ter uma plataforma que te permite vender 24 horas por dia, 365 dias por ano?
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Através da plataforma você consegue ter:
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✔️ Fidelização da carteira atual
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