Br Sistemas – Transformando desafios em oportunidades

Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de fluxo de caixa no seu atacado e distribuidor!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Saiba como gerir o fluxo de caixa do seu atacado e distribuidor de forma eficaz. A Br Sistemas te ajuda!

Entenda a importância do fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa no atacado distribuidor é fundamental para seu bom desempenho.

Esse instrumento de registro, controle, planejamento e previsão financeira é muito importante para a sustentabilidade do negócio, pois permite uma visão global da saúde financeira do atacado e distribuidor, facilitando a gestão e permitindo um planejamento estratégico melhor direcionado para as necessidades reais do negócio.

Não importa qual seja o tamanho da empresa, o fluxo de caixa é fundamental para manter a sua saúde financeira e para ter registros importantes que servem para fins gerenciais e contábeis.

Confira aqui tudo sobre o fluxo de caixa e como fazer sua gestão com eficiência em seu negócio.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o controle financeiro que registra todas as entradas e saídas de dinheiro em sua empresa.

É a partir dele que a instituição consegue fazer o controle de sua situação financeira, facilitando o planejamento estratégico do seu negócio.

Há muitas formas de se fazer o fluxo de caixa. Desde um caderno contábil com o registro com todas as entradas e saídas, até um sistema de gestão, uma planilha inteligente ou outras formas de registro, é possível fazer a gestão do fluxo de caixa desde que se tenha bastante organização e um bom controle com todos os registros da empresa.

Quanto maior for o negócio, mais difícil será fazer o fluxo de caixa sem uma ferramenta mais sofisticada. Mas não se engane: fazer o fluxo de caixa com caneta e papel pode ser problemático até mesmo em atacados menores.

Por isso, é importante saber exatamente como fazer a gestão do fluxo, além de estar sempre conferindo se as informações registradas condizem com a realidade.

Qual a diferença entre fluxo de caixa e controle de caixa?

Os dois conceitos são bem similares, mas não se confundem. Enquanto o controle de caixa registra apenas as movimentações ocorridas na empresa e registra o saldo corrente, o fluxo de caixa permite uma visão mais ampla, prevendo as entradas e saídas em um período futuro e auxiliando o gestor com mais informações para o planejamento estratégico do atacado distribuidor.

O controle de caixa é mais um registro do que um meio de ter uma visão global da situação financeira da empresa, enquanto o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle, previsão e planejamento financeiro que auxilia na sustentabilidade financeira do mercado atacado.

Qual a importância de um fluxo de caixa para atacadistas e distribuidoras?

O fluxo de caixa é uma das várias rotinas financeiras indispensáveis para a saúde do seu negócio. Esse fluxo é fundamental para que atacadistas e distribuidoras tenham uma projeção de seus lançamentos futuros, tanto de entradas quanto de saídas. O planejamento do fluxo financeiro permite a tomada de decisões estratégicas, além de ser fundamental para planejar metas de vendas.

Controlar o fluxo de caixa diretamente pelo sistema de gestão permite alinhar os processos de pagamentos e recebimentos pendentes, manter os processos de acordo com à legislação vigente e ainda fazer todo o acompanhamento financeiro de seu atacado de maneira ágil e descomplicada.

Quais problemas o fluxo de caixa resolve?

Se o seu atacado está tendo problemas financeiros, fazer um bom fluxo de caixa é o primeiro passo para resolver essas dificuldades. Veja abaixo algumas das questões que o fluxo de caixa soluciona.

📌 Não sei para onde vai o dinheiro da minha empresa!

Com um fluxo de caixa bem feito, você saberá exatamente de onde vem e para onde vai o dinheiro que está circulando em seu atacadista distribuidor.

Isso vai ajudá-lo a fazer um planejamento financeiro mais eficaz, cortando gastos desnecessários e entendendo melhor os custos do seu negócio.

📌 Contas em dia

Com a projeção financeira do fluxo de caixa, você saberá quando as contas devem ser pagas, agendando o que for necessário e garantindo que haja dinheiro em caixa para esses pagamentos. Esse controle elimina os custos de juros e multas por atraso, além de melhorar a imagem de seu estabelecimento com os fornecedores.

📌 Não saber o ritmo de crescimento

Outra vantagem fundamental do fluxo de caixa é que você consegue acompanhar o crescimento de seu atacado distribuidor, possibilitando o planejamento estratégico e financeiro para as demandas que surgirão, além de ajustar as contas quando for necessário.

📌 Falta de precisão nas análises

O fluxo de caixa permite ter maior precisão nas análises, pois todas as entradas e saídas estarão registradas, além de haver uma projeção confiável para os próximos meses do seu negócio.

Isso permite ter análises precisas e mais detalhadas.

Fluxo de caixa para o segmento atacadista e distribuidor

O fluxo de caixa precisa ser desenvolvido para cada segmento de acordo com suas necessidades. Para tal, é possível seguir os seguintes passos em seu atacado:

Determine um método de analisar os ganhos e as despesas

Existem vários métodos para analisar os ganhos e despesas do seu atacado. Entenda qual melhor se adapta às suas necessidades.

Estabeleça as contas

Organize seu fluxo de caixa por contas, para ter um maior controle e facilitar seu entendimento.

Defina as despesas fixas e variáveis

Saiba quais são as despesas fixas e quais são as variáveis. Mesmo dentre as variáveis, há aquelas previsíveis e as imprevisíveis. Registre todas as que conseguir mapear dentro das categorias que façam sentido para seu atacado.

Elabore periodicamente as movimentações financeiras

Defina um período de acompanhamento (mensal, trimestral, semestral) e elabore periodicamente todas as movimentações que ocorreram dentro desse período para além do que foi projetado.

Lance todas as contas a receber

Acompanhe os recebimentos e os registre em seu fluxo de caixa.

O que preciso para um fluxo de caixa eficaz?

Há premissas básicas que devem ser seguidas para ter um fluxo de caixa eficaz. As principais delas estão listadas a seguir:

Determine o tempo a ser analisado 

Estabeleça um período base em que o fluxo de caixa será analisado, rastreando todas as movimentações financeiras do período e buscando o máximo de veracidade possível.

Separe suas contas pessoais da empresa

Um dos maiores erros encontrados na gestão do atacado e distribuidor é a confusão patrimonial, que acontece quando as contas pessoais se misturam com as contas da empresa.

Lembre-se que a empresa se constitui em uma pessoa jurídica distinta da pessoa física, assim, cada fluxo deve ser contabilizado separadamente, tanto para fins fiscais, contábeis, gerenciais e para a saúde do negócio.

Mantenha seu fluxo de caixa constantemente atualizado 

Após estabelecer o período base, mantenha o fluxo de caixa sempre atualizado para que seus dados sejam verdadeiros e relevantes.

Tome cuidado com o controle das vendas parceladas

Vendas parceladas devem estar bem organizadas, com o pagamento bem controlado para que a projeção seja feita corretamente e as cobranças sejam executadas tempestivamente.

Use a tecnologia como aliada!

O fluxo de caixa não precisa ser uma dor de cabeça. Adote um sistema de gestão como o Thunder da BR Sistemas e tenha todos os dados relevantes atualizados em tempo real,  que permitirão um fluxo de caixa organizado, útil e facilmente atualizado.

Tenha o fluxo de caixa de forma fácil em seu negócio atacadista e distribuidor!

Use a tecnologia a seu favor e não perca mais tempo com planilhas!

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

Clique na imagem abaixo, acompanhe nossas redes sociais, fique por dentro dos nossos conteúdos e saiba mais sobre as melhores práticas de gestão!

Somos especialistas no seu negócio, simplificamos processos de gestão e transformamos os seus objetivos em realidade!

 

A Br Sistemas

Fundada oficialmente em 2006, a Br Sistemas é especialista em soluções para gestão. Utiliza o avanço tecnológico para tornar as empresas práticas e ágeis; promovendo assim, ganhos reais, não só financeiros, como administrativos. Com visão empreendedora e atenta às constantes mudanças do mercado, facilita e otimiza a dinâmica corporativa de diversos segmentos de negócio, como varejo; atacado, distribuidor, importador, agronegócio e indústrias em geral.

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas.