Cadastro de produto – até á versão 129.7
Acessa Rotina (306) – Produto
- Muito importante o fornecedor já estar cadastrado no sistema:
- Clicar em novo
- Preencher todos os campos em azul (estes campos são obrigatórios)
- Descrição (é a descriçao do produto)
- Descrição reduzida é para cupom eletrônico e etiquetas de gôndola
- É muito importante definir: Departamento /Seção/ Categoria, temos um artigo mostrando com mais detalhes o motivo, mas um motivo importante, já quero frisar aqui que você precisará dessas informações para emissão de relatórios analíticos.
- Preencher embalagem:
- EMBALAGEM DE VENDA :
– Inserir descrição como:
- – ( 1 x 1 ) = que representa CX, FD, SC, DISPLAY com 1
- – ( 1 x 12 ) = que representa CX, FD, SC, DISPLAY com 12
- – ( 1 x 24 ) = que representa CX, FD, SC, DISPLAY com 24
OBS: A descrição aparece na NFE de saída e o código de barras (EAN) no XML, por isso insira as informações correta.
- A primeira embalagem sempre é do TIPO ‘principal’ que será com Mult = ‘1’ (sempre a embalagem principal será com multiplicador 1)
- Divisor = É para dividir a quantidade da CX, FD, SC, DISPLAY, onde o sistema irá realizar o cálculo para informar o vendedor no pedido de vendas e ou no força de vendas o valor unitário deste item na embalagem.
- Irei dar um exemplo com a EMBALAGEM DE VENDA 1 x 24 :
– Se a uma caixa ou ( FD, SC, DISPLAY) da BOLACHA RECHEADA é R$ 24,00 e no cadastro está com MULT = 1 e DIVISOR 24, o sistema irá realizar o seguinte cálculo: R$ 24,00 /(dividido por) 24 un = R$ 1,00 irá mostrar o valor de R$ 1,00
- Cód Barras= É o código EAN essa sigla é um código de barras composto por uma sequência numérica de 13 dígitos ou DUN essa sigla é um código de barras composto por uma sequência numérica de 14 dígitos que já vem no produto ou no xml de entrada .
- – Atenção ao preenchimento dos campos – ( Disp Entr, Disp Ven, Disp FV) preencher com ‘S’ (SIM) ou ‘N’ (NÃO) .
- – Disp Entr = Embalagem que será utilizada para entrada do produto
- – Disp Ven = Embalagem que será utilizada para venda do produto
- – Disp FV = Embalagem disponível para a força de vendas
- Na guia FORNECEDOR
- No campo fornecedor clique na lupa busque o fornecedor deste produto (conforme informado anteriormente ele precisa estar cadastrado no sistema) lembrando que no gride da busca você pode localizar por razão social, fantasia ou cnpj.
- O campo código do produto é o código que está disponível na nota fiscal na coluna (REFERÊNCIA OU REF) , este código será utilizado no momento da importação do xml, caso não tenha insira ‘1’, quando tiver com a nota mãos insira o código correto .
- Na guia ESTOQUE, no grid DISPONÍVEL PARA :
- Marcar VENDA
- Marcar FORÇA DE VENDAS
- Desmarcar FORA DE LINHA
- Na guia TRIBUTAÇÃO
- Preencher todos os campos azul, e também NCM, CEST, CST IPI, CST PIS/CONFIS
- Clique em gravar
- Se você já tiver na sua base de dados um produto similar você pode buscar o item na opção BUSCAR e clicar no botão DUPLICAR , o sistema irá duplicar o item na base de dados, você pode alterar somente a descrição, código de barras, embalagem, fornecedor e código de referência do fornecedor .
- Marcar FORA DE LINHA (o item tem que estar com o estoque zerado )
- Caso precise colocar um item FORA DE LINHA (acesse nosso artigo para entender melhor o que é FORA DE LINHA )
- Todos os campos em azul são obrigatórios
- É muito importante solicitar ao contador para inserir os campos corretamente todos os campos de NCM, CEST, CST IPI, CST PIS/CONFIS,
- Caso queira somente alterar o item você pode buscar o item e clicar no botão ALTERAR , após alterar GRAVAR .
- Lembrando um item só pode ser excluído caso ele não tenha movimentação fiscal .
- Caso precise inativar um item acesse a guia ESTOQUE, no grid DISPONÍVEL PARA :
- Desmarcar VENDA
- Desmarcar FORÇA DE VENDAS
- Caso precise colocar um item FORA DE LINHA (acesse nosso artigo para entender melhor o que é FORA DE LINHA )
- Marcar FORA DE LINHA (o item tem que estar com o estoque zerado )
Caso tenha dúvida acesse nosso suporte .