Departamento Financeiro

Br Sistemas – Transformando desafios em oportunidades

Conheça as principais rotinas do Departamento Financeiro

Compartilhe:
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A principal função do departamento financeiro é garantir que haja recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se competitiva no curto e no longo prazo.

Em resumo, o departamento financeiro é o responsável por todos os recursos de um negócio — faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados.

O formato do departamento financeiro e suas rotinas variam de acordo com as necessidades da companhia, entretanto há alguns pontos cruciais que são comuns para todos os negócios. Conheça as principais rotinas do departamento financeiro no artigo abaixo!

Quais são as principais rotinas do Departamento Financeiro?

O departamento financeiro é o responsável por lidar com todas as questões relativas às finanças, levando em consideração os objetivos da empresa, dessa forma, gera informações relevantes para que os gestores tenham ferramentas para tomada de decisões, tais como diminuir custos ou investir.

Entre as rotinas do departamento financeiro, destacam-se:

  • Tesouraria;
  • Contabilidade;
  • Gestão de riscos;
  • Gestão de impostos;
  • Gestão de contas a pagar e a receber.

Veja a importância de cada uma dessas funções abaixo:

Tesouraria

Esse setor do departamento financeiro é responsável pelo fluxo de caixa da empresa, ou seja, faz o controle das entradas e saídas de dinheiro, assim como é responsável pela rotina bancária.

Na gestão bancária as principais rotinas são:

O controle dos depósitos e créditos na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados em conta.

Isto inclui as tarifas bancárias, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone, entre outras.

Contabilidade

Enquanto a tesouraria trabalha com o fluxo de caixa, a contabilidade faz o controle patrimonial da empresa e de suas variações.

O patrimônio de uma empresa consiste em seu ativo (bens e direitos que ela possui) e passivos (suas obrigações).

Gestão de riscos

É responsável por avaliar os riscos de mercado, câmbio, crédito e operações, de forma a garantir o melhor cenário para a empresa, evitando prejuízos.

Gestão de impostos

Em empresas maiores, a estrutura do departamento financeiro costuma contar com um setor fiscal, aliado à contabilidade, que é responsável pelo o cálculo de impostos e pelo cumprimento das obrigações tributárias.

Gestão de contas a pagar e receber

A gestão de contas a pagar controla o vencimento dos compromissos da empresa, como contas de consumo, salários de funcionários e pagamento de fornecedores, por exemplo, a fim de evitar atrasos e multas.

É responsável também pelo controle dos recebimentos. Isto inclui verificar se os clientes estão em dia com suas obrigações, se os boletos que a empresa emitiu foram pagos no prazo e, se necessário, acionar os mecanismos de cobrança.

Como verificar se o seu Departamento Financeiro está funcionando?

Um departamento financeiro qualificado, com todas as suas rotinas financeiras estruturadas, deve ser capaz de:

  • Fornecer informações sobre o total dos valores a receber de clientes a qualquer momento;
  • Estimar os valores a receber que entrarão no caixa da empresa, por períodos de vencimento, por exemplo, 3, 5, 7, 15, 30, 45 e 60 dias;
  • Conhecer o montante das contas já vencidas e os respectivos períodos de atraso;
  • Tomar providências para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos;
  • Fornecer informações sobre os clientes que pagam em dia;
  • Fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;
  • Fornecer todos os dados contábeis com a conciliação em dia;
  • Garantir gestão de impostos eficiente;
  • Garantir diminuição de clientes inadimplentes e, caso haja, a correta cobrança;
  • Fornecer projeções das finanças da empresa para a tomada de decisões.

A maneira mais rápida e eficiente de tornar o seu departamento financeiro qualificado é com um sistema de gestão.

Como o Sistema de Gestão Thunder pode ajuar seu Departamento Financeiro?

Para facilitar e melhorar a dinâmica do seu departamento financeiro, um software de gestão que atenda a todas as necessidades é fundamental. O Thunder da BR Sistema promove:

Automatização da gestão

Geração de notas fiscais e boletos e com o lançamento das contas a pagar e receber alimenta automaticamente os dados entregando um fluxo de caixa real, controle das vendas e do estoque, conciliação bancária, envio de documentos e administração dos salários, são algumas funções realizadas pelo Thunder.

A rotina de todos os seus funcionários é otimizada. Além disso, há uma redução de retrabalho pois todos os setores são integrados e automáticos, uma vez que não há mais registros manuais.

Integração de todos os departamentos da empresa

O Thunder concentra em um só lugar informações de diferentes aspectos do negócio, como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de notas, vendas e estoque.

Essa integração também permite a geração de relatórios que cruzam informações de vários departamentos.

Com esses recursos, o gestor tem uma visão mais abrangente sobre a performance da empresa e consegue identificar padrões, correlações e tendências, obtendo insights relevantes para o negócio.

Controle de contas a pagar

O sistema de gestão financeira também permite controlar contas a pagar, organizando os pagamentos necessários para manter o negócio em dia, evitando, atrasos, juros e multas.

E muito mais!

Ajude seu departamento financeiro e escolha o melhor ERP do Brasil! Com o Thunder, você e a sua equipe conseguem desempenhar todas as tarefas do financeiro com muito mais eficiência, rapidez e qualidade.

Fale com nossos especialistas e adquira já a melhor solução de gestão para o seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre a importância do departamento financeiro para sua empresa? Clique aqui e saiba mais!

A Br Sistemas

Fundada oficialmente em 2006, a Br Sistemas é especialista em soluções para gestão. Utiliza o avanço tecnológico para tornar as empresas práticas e ágeis; promovendo assim, ganhos reais, não só financeiros, como administrativos. Com visão empreendedora e atenta às constantes mudanças do mercado, facilita e otimiza a dinâmica corporativa de diversos segmentos de negócio, como varejo; atacado, distribuidor, importador, agronegócio e indústrias em geral.

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas.

A principal função do departamento financeiro é garantir que haja recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se competitiva no curto e no longo prazo. Saiba mais aqui!

Ei, não vai ainda!

Entre para a nossa Lista Vip BR Sistemas, e tenha acessos a conteúdos exclusivos!